Ancestralidade cuiabana é tema de encontro de dança da rede pública de ensino

Por D Lima em 05/10/2021 às 14:41:51

Estudantes e profissionais das escolas da rede pública de Cuiabá vão participar do Encontro Interescolar de Dança e Cultura da Cidade Educadora (Eidancce), realizado pelo Grupo Corpo, Educação e Cultura, vinculado à Universidade Federal Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Na 20ª edição, o encontro terá como tema "A dança como consciência da nossa ancestralidade" e, este ano, será on-line, em razão das medidas de biossegurança contra a Covid-19, com transmissão pelo Portal Escola Cuiabana no Youtube.

A organizadora do Eidancce, Sueli Xavier, contou que o encontro, de caráter científico cultural, tematiza as danças e as relações étnico-raciais na escola, visando fortalecer a história e a cultura cuiabana, de tradições ameríndias afro-brasileiras.

"A proposta é realizar práticas pedagógicas interculturais, palestras, rodas de conversa e apresentações, culminando num espetáculo na semana da consciência negra, no mês de novembro. Nesse processo, fortalecemos as ações voltadas para o reconhecimento dos corpos e suas diversas identidades, nas escolas de Educação Básica localizadas no Vale do Rio Cuiabá, valorizando suas expressões e corporalidades", explicou a organizadora.

Em 2021, o encontro terá três etapas. No dia 14 e 15 de outubro serão realizados de forma on-line, oficinas para o ensino da dança nas escolas. E, em 19 de novembro, o "Evento Eidancce" oferecerá mesas redondas com parceiros do Coeduc, Faculdade de Educação Física (FEF) e Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMT.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende, disse que um dos objetivos do encontro é o desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados ao reconhecimento das identidades indígena e afro-brasileira na população cuiabana.

"O encontro é também um incentivo para que os educadores desenvolvem projetos e atividades nos espaços escolares voltados às relações étnico-raciais, cumprindo a legislação (leis 10.639 de 2017 e 11.645, de 2008), que determina a obrigatoriedade de inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica", destacou Marcela Rezende.

Além de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelas escolas, o projeto fortalece a formação dos profissionais da educação qualificando a prática pedagógica no ensino da dança.

O Eidancce é aberto a participação de toda a comunidade estudantil e profissionais de outras áreas interessados no tema.

As inscrições podem ser feitas por este link, até o próximo dia 14 de outubro.

Serviço
XX Eidancce – A dança como consciência das nossas ancestralidades
Público: professores, estudantes e interessados
Inscrições: até o dia 14 de outubro
Certificação on-line
Carga horária: 20 horas
Datas: 14 e 15/10 e 19/11
Transmissão: Portal da Escola Cuiabana, no YouTube
Mais informações: www.coeducufmt.org/

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3