Após 240 mil atendimentos, Centro de Triagem Contra a Covid encerra atividades

Por Da Redação em 15/10/2021 às 12:00:05

Criado pelo governo do Estado no auge da pandemia para testes e consulta da população com suspeita de covid-19, o Centro de Triagem montado na Arena Pantanal fecha as portas nesta sexta-feira (15). Haverá cerimônia e missa em homenagem e agradecimento a todos os profissionais de saúde que se dedicaram ao combate ao novo coronavírus, conforme explicou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, na manhã desta quinta-feira (14).

O local foi aberto em julho de 2020.

      Com o fechamento do local onde a população seguia testagem, atendimento médico, tomografia e até o encaminhamento a unidades de referência em casos mais graves, a responsabilidade para atender essas pessoas será retornada aos municípios.

      Questionado se as prefeituras terão capacidade para receber esses usuários, o secretário é categórico.

      "Espero que sim. Acho que houve um tempo substancial para o município se preparar pra isso. Então torço pra que isso cabe a mim fazer essa avaliação, tinha os órgãos de controle a população. [...] Nos reunimos com o prefeito de Cuiabá e prefeito de Várzea Grande, com a secretária de Cuiabá e secretário para que passassem a assumir aquilo que sempre foi atribuição dos município", declarou.

      Com a redução gradativa do número de casos da doença devido ao avanço da vacinação, o Centro de Triagem também reduziu atendimento e há meses funciona apenas as segundas, quartas e sextas.

      "Vamos realizar amanhã uma solenidade de agradecimento, de certificação, vamos fazer uma missa. Enfim, vamos finalizar agradecendo a Deus pela proteção que deu a todos os trabalhadores que atenderam lá a aproximadamente 240 mil pessoas", informou o secretário.

      Indagado se o local não poderia funcionar para testes de covid a torcedores que irão à Arena Pantanal assistir jogos de futebol, Figueiredo descarcou essa funcionalidade. Segundo ele, jogos são de atribuição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Prefeitura de Cuiabá e Vigilância Sanitária, sem qualquer relação com o Estado.

      "Centro de Triagem não vai funcionar para atender exclusivamente a um evento esportivo que não é da responsabilidade do Governo do Estado", garantiu

      O Centro de Trigam foi inaugurado em 22 de julho de 2020, no auge da primeira onda da pandemia no estado, quando os números eram crescentes e não havia perspectiva de vacina. Na época, várias medidas de contenção foram adotadas, como toque de recolher, fechamento de comércio, proibição de aglomeração, mas os casos só começaram a diminuir realmente após o começo da vacinação, em janeiro deste ano.

      Fonte: GD

      Comunicar erro
      banner 2

      Comentários

      banner 3