Presidente do TCE recebe homenagem de vereadores

Por Da Redação em 20/09/2021 às 17:33:35

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, recebeu nesta segunda-feira (20), Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Rondonópolis. Aprovada por unanimidade, a homenagem foi entregue em solenidade com a presença de 10 vereadores.

Maluf agradeceu pela homenagem e fez um histórico do trabalho de aproximação com os municípios que tem implementado desde o início de sua gestão.

"Com grande felicidade, recebi essa homenagem. Vim do parlamento, fui vereador por CuiabĂĄ e sei da importância de uma Câmara Municipal, pois é aqui que se tem o contato direto com o cidadão. Quando assumi a presidĂȘncia do TCE, senti a necessidade de nos aproximar dos fiscalizados, orientando e capacitando. Ao ser procurado pelo presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis e por uma comissão de vereadores, fiquei contente com a preocupação dos parlamentares de caminhar dentro da legalidade, pedindo orientação do TCE. O maior beneficiado com essa atitude é a sociedade", comentou Maluf.

O presidente do TCE-MT também citou atuações importantes durante a gestão como a criação e implantação das secretarias de Recursos (Serur) e de Assessoria Parlamentar (Aspar), a criação do ComitĂȘ Interno de Gestão Ambiental (Ciga) que acompanha o combate aos incĂȘndios no Estado, o trabalho em relação ao combate à COVID-19 na qual acompanhamos pari-passo, a aplicação de vacinas, fiscalização de leitos de UTI, entre outros.

"O TCE-MT procurou aproximar das instituições, não ser apenas um órgão que audita, que condena, reprova e aprova contas. Estamos trabalhando muito na questão preventiva, orientativa. Além disso, o TCE vem trabalhando fortemente no seu papel constitucional de controle. Não hĂĄ democracia sem controle.

"O TCE tem como premissa hoje orientar e não penalizar. Gostaríamos de agradecer por estar nos prestigiando e por estar à frente de um dos pilares da democracia. Sem controle externo, não hĂĄ democracia. Contas públicas tem que ser fiscalizadas. Muito obrigado por esse trabalho feito para a sociedade e parabenizo pela honraria", disse o vereador Junior Mendonça.

O vereador Cido Silva destacou que em nome da população de Rondonópolis, parabeniza o presidente do TCE-MT pela honraria e pelo trabalho prestado à frente do órgão de controle.

"Parabenizo pelo brilhante trabalho no TCE. O trabalho que vocĂȘ e sua equipe vem fazendo seguramente é um trabalho diferente. Basta vermos os resultados. A ideia de tratar antes, é muito melhor. Temos erros que podem ser evitados com a qualificação, com esse acompanhamento e o fato de vocĂȘ ter uma história no Parlamento facilita o trânsito e esse diĂĄlogo. A excelĂȘncia, vontade de fazer é algo brilhante de sua parte e da sua equipe. É motivo de prestígio o senhor estar aqui, a aos vereadores e a população de Rondonópolis", comentou o vereador Subtenente Guinancio.

JĂĄ a vereadora Kalynka Meirelles lembrou o quanto o Tribunal tem ajudado a economizar recursos públicos. "Isso reflete na população. Ideias, projetos, que estão sendo desenvolvidos junto com outros Poderes. Que se consiga levar esse desenvolvimento como nosso estado merece. Estado pujante com distribuição ainda não tão eficiente. Parabéns ao TCE pelo trabalho que estĂĄ sendo desenvolvido. E que vocĂȘ, presidente, consiga levar sua visão humana para todo o estado", elogiou.

Também participaram da solenidade, os vereadores Dico, Dr Jonas Rodrigues, investigador Gerson, Kaza Grande e Reginaldo Santos.

Obras paralisadas

Logo após a agenda na Câmara Municipal, o presidente do TCE-MT participou de reunião com o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do PĂĄtio, onde recebeu o relatório das obras paralisadas no município.

Em julho, quando o TCE-MT lançou o Radar Obras Paralisadas, que trouxe um diagnóstico das mais de 3 mil obras paralisadas no estado, o município de Rondonópolis era o primeiro da lista, com 269 obras paradas.

O prefeito de Rondonópolis informou que após um intenso trabalho junto à equipe técnica para alimentação do sistema, hoje apenas 39 obras estão paralisadas no município. "Fizemos um levantamento, atualizamos o sistema com a equipe técnica e temos agora 39 obras paradas, e ainda vai cair para cerca de 20. Quero agradecer o TCE por essa iniciativa, de orientar e fazer esse alerta, quem ganha é a sociedade", disse o prefeito.


Fonte: Folha Max

Comunicar erro
banner 2

ComentĂĄrios

banner 3