Ativista acusa vereador de Sinop de racismo: "Fala foi criminosa"

Por Da Redação em 11/11/2021 às 10:11:11

O presidente da Câmara Municipal de Sinop Elbio Volkweis (Patriota) está sendo acusado de declarações racistas por ativistas pela igualdade racial que panfletavam no Legislativo do interior. Aos gritos, ele teria criticado um evento que acontecerá no local e disse ser contra cotas.

Zeneide Pereira, líder militante do Movimento Negro Unafro de Sinop, alvo dos gritos do vereador, disse ter sido chamada de "oportunista" e classificou o caso como "criminoso".

Segundo ela, o episódio ocorreu na última quinta-feira (4), mas que decidiu somente agora tornar o caso público após o vereador reafirmar ser contra cotas e movimentos raciais durante uma sessão da Câmara (veja abaixo).

Ela contou que foi abordada pelo presidente quando foi para entregar convites da programação sobre consciência negra, que ocorre durante todo mês de novembro há 19 anos na Câmara de Sinop.

Ela estava acompanhada de Márcia Ana, presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, que também presenciou o momento.Zeneide afirmou que foi ao gabinete do político e chegou quando ele estava saindo de uma sala. Ele, então, questionou a presença dela, que relatou ao parlamentar que estava para protocolar o convite do evento. Neste momento, ele teria se alterado e começado a gritar.

"Ele falou que é contra todos os tipos de cotas raciais, que somos oportunistas, que usamos a cor da nossa pele para nos vitimizar, por isso era contra", afirmou ela em entrevista ao MidiaNews.

"A fala dele foi que é contra "porque faz não sei quantos anos que acabou esse negócio de escravatura e vocês ainda ficam com esse mimimi"", acrescentou.

Após a sequência de falas e gritos, o vereador ainda disse que não aceitaria o convite para participar da agenda sobre a consciência negra, além de afirmar que todo projeto referente à temática de igualdade racial iria votar contra na Câmara. A ativista ainda contou que os gritos ocorreram na frente de diversos funcionários.

Estarrecida

Engajada na causa antirracista há 19 anos, Zeneide é líder do Movimento Negro Unafro e já foi delegada da 1º Conferência Nacional de Igualdade Racial.

Apesar do tempo que encara situações de racismo, a ativista disse ter ficado estarrecida e ao mesmo tempo impotente diante da atitude do vereador.

Sem saber como reagir e afirmando ter sido silenciada pelos gritos do político, Zeneide deixou a Câmara.

Apenas na sexta-feira, após o presidente se pronunciar e reafirmar as falas, a ativista emitiu uma nota de repúdio que foi protocolada na comissão de direitos humanos da Câmara Municipal de Sinop e no Ministério Público do Estado.

Ela também pediu uma reunião extraordinária com os parlamentares. No entanto, até o momento, nenhum vereador veio a público se manifestar sobre o ocorrido.

"A fala dele é criminosa, é uma atitude racista e não podemos normalizar isso como algo que seja natural no cotidiano. É uma fala perigosa e excludente para a população de negros e afros", completou.

Outro lado

A reportagem procurou o presidente da Câmara, Elbio Volkweis, que reafirmou não concordar com cotas para negros e nem em movimentos de igualdade racial

"Somos todos iguais, não é a cor da pele que mostra a índole da pessoa. Eu falo que esses movimentos racistas só servem para criar atritos", disse Elbio.

"Quando se cria uma cota, isso sim é racismo, as pessoas que fazem cotas, isso é preconceito. Vagas para pessoas negras, por quê? Elas são menos inteligentes que nós?", questionou.


Fonte: Midia News

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3