Mato Grosso sedia Fórum Brasil de Ideias a partir desta sexta

Por Da Redação em 26/11/2021 às 09:52:28

Mato Grosso é um estado de números superlativos. Terceiro maior do país em extensão territorial, com 903.207 quilômetros quadrados (km2) segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem dimensão equiparada à vizinha Venezuela. De todo seu território - 90,3 milhões de hectares - em torno de 20,8% ou 18,8 milhões (ha) são destinados à produção agrícola, predominantemente soja, milho e algodão. Também é campeão nacional no cultivo de feijão caupi, girassol e gergelim. Detém, ainda, o maior rebanho bovino do Brasil, com 31,9 milhões de animais.

Na safra 2021/2022 a produção de grãos em Mato Grosso chegará a 81,6 milhões de toneladas, conforme projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em relação à temporada anterior - quando foram colhidas 73 milhões (t) -, o incremento na oferta de alimentos será de 11,7%. No intervalo temporal de 10 anos, a produção de grãos evoluiu 136,10% no Estado, sendo que na safra 2010/2011 foram colhidas 30,9 milhões (t) de grãos e fibras em solo mato-grossense, conforme dados estatísticos da Conab.

Vocacionado para a produção agropecuária, lidera as exportações do agronegócio brasileiro. Em 2021, até outubro, as vendas externas dos produtos mato-grossenses movimentaram US$ 18,7 bilhões, alta de 20,8% sobre a receita comercial obtida com o comércio internacional no mesmo período do ano passado, segundo informações do Ministério da Economia. Os embarques de soja em grão para outros países responderam por 54% do valor das exportações de Mato Grosso, com participação adicional de US$ 10,1 bilhões.

Pouco antes do início da pandemia do novo coronavírus, em 2019, Mato Grosso alcançou o 2º maior crescimento econômico do país. O Produto Interno Bruto (PIB) estadual cresceu 4,1%, acima da média nacional. Ficou abaixo apenas do Tocantins (5,2%), revela o IBGE. O PIB per capita de Mato Grosso também é superior à média brasileira. De acordo com o IBGE, o comércio e a agricultura puxaram o crescimento do PIB de Mato Grosso em 2019.

Na análise de desempenho ao longo da série 2002-2019, o Mato Grosso continua se destacando com a maior variação em volume acumulada entre os entes federativos, um crescimento de 130,4% no período. O desempenho do Estado esteve bastante vinculado à agropecuária, devido ao cultivo de algodão e à pecuária no período, explica a gerente de Contas Regionais do IBGE, Alessandra Poça.

O crescimento econômico de Mato Grosso pressiona o mercado de trabalho e eleva a demanda por mão de obra. Neste ano, até setembro, foram abertos 71.867 novos empregos formais nos 141 municípios mato-grossenses, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

Evento

Por sua contribuição à economia brasileira, Mato Grosso foi escolhido para sediar a próxima edição do Fórum Brasil de Ideias, evento promovido pelo Grupo Voto. O evento começa hoje, 26, no Malai Manso Resort, no município de Chapada dos Guimarães.

A abertura do Fórum Brasil de Ideias Mato Grosso - Agronegócio e Infraestrutura será às 19h30, com palestra de boas-vindas do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM). Na sequência, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, irá falar sobre o papel do Legislativo para o desenvolvimento do Brasil.

No sábado, 27, os debates são retomados. Às 14h será realizado um painel temático sobre os novos desafios do agronegócio - ampliar o mercado internacional, produzir com sustentabilidade e superar os custos dos insumos - com participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, além da secretária estadual de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, do presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Paulo Aguiar e do CEO do Carrefour Properties e VP de Relações Institucionais, Stephane Engelhard.

Logo após, às 16h, será realizado painel com o tema Infraestrutura e os desafios para colocar o Brasil nos trilhos. Participam do debate o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o governador de Mato Grosso Mauro Mendes, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) Max Russi, o CEO da Rumo Logística José Alberto de Abreu e o CEO da VLI Logística, Ernesto Pousada.

Palestras de encerramento ficarão ao encargo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que irá abordar o tema O crédito de carbono como ativo do Brasil, às 20h, bem como do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, às 20h30.

Fonte: GD

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3