MPF abre inquérito para investigar implantação da Ferrovia Vicente Vuolo em MT

Por Da Redação em 16/12/2021 às 15:01:32

Ministério Público Federal de Mato Grosso (MPF) abriu inquérito civil para investigar o processo de licenciamento ambiental da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, Senador Vicente Vuolo, sob a responsabilidade da Rumo Malha Norte S.A.

De acordo com a portaria assinada pelo procurador da República, Rodrigo Pires de Almeida, o inquérito terá por base o parecer técnico do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan-MT), que identificou supostos impactos causados às populações indígenas próximas da ferrovia.

"Inquérito Civil, vinculado à 6ª CCR, tendo por objeto apurar eventuais impactos etnoarqueológicos e ambientais causados às populações indígenas existentes no entorno da ferrovia Lucas do Rio Verde – Rondonópolis/MT, da empresa RUMO MALHA NORTE S.A.", diz trecho da portaria publicada nesta quinta-feira (16).

O governador Mauro Mendes (DEM) homologou em setembro deste ano a proposta da Rumo que irá investir R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual, com início de obras já em 2022. Serão implantadas 730 quilômetros de linha férrea em Mato Grosso, com terminais que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

Também está previsto o início da operação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá no ano de 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.

Estudos realizados pela empresa indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.

Fonte: GD

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3