Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora

Por Da Redação em 29/03/2022 às 11:18:24

A guerra entre Rússia e Ucrânia chegou hoje ao 34º dia, com russos e ucranianos dando um primeiro sinal que pode levar ao fim do conflito após as delegações dos dois países se reunirem em Istambul, na Turquia. O vice-ministro da Defesa russo, Alexander Fomin, disse que "foi tomada a decisão de reduzir radicalmente a atividade militar nas direções de Kiev e Chernihiv".

A Ucrânia, por sua vez, propôs adotar posição de neutralidade em troca de garantias de segurança, o que significa que não se juntará a alianças militares, como a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), ou hospedará bases militares, disseram negociadores ucranianos.

Confira o que se sabe até agora sobre a situação envolvendo Rússia e Ucrânia:

  • As negociações entre a delegação russa e os enviados ucranianos em Istambul começaram hoje pouco depois das 10h30 (4h30 de Brasília). O oligarca russo Roman Abramovich desempenhou um papel de mediador nas negociações, informou o Kremlin. A televisão ucraniana informou que não houve nenhum aperto de mão.

  • O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou que expulsou diplomatas da Letônia, Lituânia e Estônia em resposta à medida adotada no dia 18 de março pelos governos dos Países Bálticos.

  • A Rússia anunciou o adiamento da obrigação de prestar serviço militar para jovens que trabalham no setor de alta tecnologia, uma medida para evitar a fuga de cérebros causada pela ofensiva na Ucrânia.

  • O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica está na Ucrânia para dar "assistência técnica" ao governo para garantir a segurança das instalações nucleares, um mês depois da entrada de soldados russos em várias usinas, incluindo Chernobyl.

  • A Ucrânia anunciou a retomada das retiradas de civis por três corredores humanitários, inclusive a partir da cidade cercada de Mariupol, após um dia de suspensão pelo temor das "provocações" russas.

  • As tropas ucranianas "libertaram" a cidade de Irpin, um importante ponto de acesso a Kiev, disse o ministro do Interior, Denys Monastyrsky.

  • Autoridades russas confiscaram relógios de luxo da fabricante suíça Audemars Piguet, dias após o país abandonar sua tradicional neutralidade para se juntar às nações ocidentais na imposição de sanções contra a Rússia.

  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que os ataques contra a cidade de Mariupol são um "crime contra a humanidade". Ele acusou tropas russas de bombardear, deliberadamente, os abrigos civis.

  • A Rússia negou hoje as acusações de que Roman Abramovich tenha sido envenenado, dizendo que fazem parte de uma "guerra de informação".

  • O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse, hoje, que, "em geral, as principais tarefas da primeira etapa da operação foram concluídas", em referência à invasão russa ao território ucraniano.

  • Dmitry Peskov, porta-voz do presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ontem, em entrevista à rede de TV americana PBS, que a Rússia só usará armas nucleares se houver "ameaça à sua existência".

  • Ao menos sete pessoas morreram e 22 ficaram feridas hoje em um ataque russo que destruiu parcialmente a se de do governo regional de Mykolaiv, cidade ucraniana próxima de Odessa.

Fonte: UOL

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3