Policiais do Bope, Rotam e Força Tática matavam para 'promover nomes e batalhões'

Por Da Redação em 31/03/2022 às 10:44:46

Atualizada às 9h07 - Policiais que atuavam no Batalhão de Operações Especiais (Bope), na Força Tática do 1º Comando Regional e na Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) são os investigados por forjar crimes para matar pessoas em Cuiabá e Várzea Grande. O obejtivo era promover nomes dos policiais, além dos batalhões em que eles atuavam.

A informação foi confirmada pela Polícia Civil, que por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está cumprindo 81 prisões dos investigados em 24 mortes, além de tentativas de homicídios com 4 sobreviventes.

Operação tem o apoio ainda do Ministério Público Estadual (MPE). Sabe-se que, de acordo com a investigação, um colaborador chamava pessoas envolvidas em crimes, para cometer falsos roubos e furtos, sendo que, na verdade, o objetivo era matar os participantes.

Eles eram atraídos para locais ermos, onde os policiais já estavam. Lá, eles eram sumariamente executados, com o falso fundamento de confronto. "Há farto conteúdo probatório que contrapõe a tese de confronto apresentada pelos investigados", diz a polícia.

O objetivo principal do grupo era "promover" o nome dos policiais que estavam envolvidos na ação, bem como dos
respectivos batalhões em que eles eram lotados. Por meio da assessoria de imprensa a PM informou que "assim que a operação for finalizada e todos os mandados forem cumpridos vai se pronunciar sobre o caso".

Por fim, foi informado ainda que os detalhamentos dos fatos só serão apresentados no final das diligências e conclusão da investigação, que está sendo realizada pelos promotores de Justiça que atuam no Núcleo de Defesa da Vida.

"O Ministério Público e a Polícia Civil esclarecem que as ações investigadas foram praticadas por alguns membros da corporação que agem à margem e à revelia da lei. Enfatizam, no entanto, o relevante trabalho que a Polícia Militar realiza para a sociedade no combate à criminalidade e na proteção do cidadão. Simulacrum é a tradução em latim de simulacro (aquilo que tem aparência enganosa)", informou a polícia.

Fonte: GD

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3