Em Cuiabá, a mínima prevista para hoje é de 18ºC

Por Da Redação em 17/05/2022 às 10:57:58

O frio chegou em Cuiabá e deve durar durante quase toda a semana

A população de boa parte de Mato Grosso vai precisar tirar o casaco do armário para encarar o frio que promete durar ao longo da semana.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que a temperatura, mais amena deste segunda-feira (16), sofra uma queda brusca entre esta terça-feirae (17) e sexta-feira (20).

Para o período, o Inmet emitiu alerta para 75 municípios mato-grossenses devido à previsão de uma onda de frio com grau de severidade considerado como "perigo".

A massa de ar deve atingir cidades localizadas nas regiões Centro-Sul, Sul, Sudeste, Sudoeste e Norte do Estado, com os termômetros até 5ºC abaixo da média.

Em Cuiabá, a mínima prevista para hoje é de 18ºC; amanhã, de 15ºC; e na quinta, de 7ºC, um recorde de temperatura já registrado no mês de maio observado pelo Inmet nas capitais brasileiras, considerando os dados de maio de 1961 a 2020.

Já na sexta-feira, os termômetros sobem um pouco, com a mínima de 9ºC.

Ainda na Capital, as máximas devem ficar entre 21ºC a 28ºC, ao longo da semana.

Em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte da Capital), cidade onde o frio costuma ser mais intenso, as mínimas previstas também variam entre os 5ºC aos 9ºC, nos próximos dias.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a acentuada queda na temperatura decorre de uma forte e extensa massa de ar frio de origem polar, que atingiu o Brasil ainda no domingo (15) e se deslocou rapidamente pelo Sul, avançando para demais áreas do país.

RECOMENDAÇÕES – Diante das previsões, a Defesa Civil Nacional recomenda a adoção de medidas de autoproteção.

O período exige uma atenção especial com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças.

Conforme o órgão, é essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias, mantendo ainda mais cuidado com crianças e idosos – mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio.

Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar animais domésticos.

Fonte: Repórter MT

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3