PF bloqueia R$ 470 milhões, carrões e mansões de barões do ouro de MT e 8 Estados

Por D Lima em 27/10/2021 às 13:34:51

A Policia Federal realizou na manhã desta quarta-feira a operação Terra Desolata para desarticular uma organização criminosa de extração de e comercio ilegal de ouro, a operação iniciou no Sul do Pará, mas hoje foram cumpridas a buscas e apreensão e Mato Grosso, Amazonas, Goiás, Roraima, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Rondônia e no Distrito Federal.

As ordens partiram da 4ª vara Federal Criminal do Pará. Ao todo foram cumpridos 62 mandados de buscas e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva.

As investigações começaram em 2020, e apontam que o grupo agiam em três níveis muito bem organizado. O primeiro são os garimpeiros que extraiam o ouro sem a (PLG) Permissão Lavra Garimpeira, a segunda eram os intermediários, que levavam o ouro até as empresas.

Os investigadores também detectaram garimpos ilegais em propriedades privadas, com suspeitas de trabalho escravo, o que já está em investigação pelo Ministerio Publico do trabalho.

A justiça determinou o bloqueio de mais de 500 milhões de reais das contas dos acusados, além do sequestro de 5 aeronaves,14 bens móveis, o bloqueio de bens de bens 47 pessoas acusadas pelo crime além da proibição das atividades econômicas de 12 empresas envolvidas na extração ilegal.

Operação "Terra Desolata" é uma referência à expressão italiana equivalente à expressão em português "Terra Devastada".

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3