Governador confronta dados sobre desmatamento e diz que houve 'erro feio'

Por Da Redação em 22/11/2021 às 16:29:20

O governador Mauro Mendes (DEM) confrontou a diferença entre os dados sobre desmatamento apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Para o gestor, a distinção entre os números revelam que "alguém errou feio".

A fala do governador, feita na manhã desta sexta-feira (19) durante assinatura de contrato para investimentos no Distrito Industrial, se dá após divulgação do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Inpe.

      Segundo o levantamento, que são do final de outubro, Mato Grosso foi o terceiro estado da Amazônia Legal que mais desmatou entre agosto de 2020 a julho de 2021. Neste período, segundo o Prodes, o estado registrou um aumento de 27,21% de desmatamento, relativos a uma área de 2.263 km².

      O dado do Prodes, contudo, vai na direção contrária ao discurso adotado pelo governo estadual quanto ao desmatamento. Segundo a secretário de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, Mato Grosso está na "contramão da alta crescente de estados da Amazônia Legal", com queda de 7% no desmatamento.

      Questionado sobre a situação, o chefe do Executivo estadual afirmou que foi uma "grande diferença" com os dados da Sema e que, na condição de governador, quer saber quem "errou feio" com os números.

      "Vamos aguardar os próximos capítulos aí pra saber quem está correto, quem errou, né? Porque tem um dado oficial também e diz que reduziu 20%. Agora, aparece um outro dado que aumentou 20%. É muita diferença", disse.

      "O que reduziu bate com dados internos da Sema. Então, nós estamos finalizando essa informação, porque tem aí uma grande divergência que não dá pra aceitar. Alguém errou feio aí. E eu como Governador quero saber quem errou feio", acrescentou.


      Fonte: GD

      Comunicar erro
      banner 2

      Comentários

      banner 3