Após pressão iniciada pelo presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), seguida pelos deputados da Assembleia Legislativa de MT, foi sancionada pelo governador Mauro Mendes, a lei que batiza ferrovia de Senador Vicente Vuolo.
Anteriomente, a empresa Rumo Logística S/A – que tem a concessão do modal – chegou a nomear como Olacyr de Moraes, falecido empresário do agronegócio.
Em tribuna, o presidente da Câmara de Cuiabá enfatizou a luta de Vicente Vuolo para construção do modal no Estado. "Eu fiquei muito feliz com o lançamento dessa ferrovia estadual e ao mesmo tempo fiquei um pouco frustrado. Respeito a biografia do ex-rei da soja, Olacyr de Moraes, foi um grande empresário, mas a biografia do ex-senador Vicente Vuolo precisa ser preservada. Não se fala em ferrovia, sem falar em Vicente Vuolo", enfatizou.
Após o posicionamento imediato do presidente da Câmara de Cuiabá, outras lideranças políticas do Estado também criticaram a decisão inicial, argumentando que, em vida, o senador teve como uma das principais bandeiras a ferrovia. A Assembleia Legislativa, então, propôs e aprovou um projeto de lei para modificar o nome.
Os trilhos e terminais vão interligar os municípios de Rondonópolis, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Os custos do modal estão previstos em R$ 11,2 bilhões.