Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Impacto ambiental

MPF abre inquérito para investigar implantação da Ferrovia Vicente Vuolo em MT


Ministério Público Federal de Mato Grosso (MPF) abriu inquérito civil para investigar o processo de licenciamento ambiental da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, Senador Vicente Vuolo, sob a responsabilidade da Rumo Malha Norte S.A.

De acordo com a portaria assinada pelo procurador da República, Rodrigo Pires de Almeida, o inquérito terá por base o parecer técnico do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan-MT), que identificou supostos impactos causados às populações indígenas próximas da ferrovia.

"Inquérito Civil, vinculado à 6ª CCR, tendo por objeto apurar eventuais impactos etnoarqueológicos e ambientais causados às populações indígenas existentes no entorno da ferrovia Lucas do Rio Verde – Rondonópolis/MT, da empresa RUMO MALHA NORTE S.A.", diz trecho da portaria publicada nesta quinta-feira (16).

O governador Mauro Mendes (DEM) homologou em setembro deste ano a proposta da Rumo que irá investir R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual, com início de obras já em 2022. Serão implantadas 730 quilômetros de linha férrea em Mato Grosso, com terminais que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

Também está previsto o início da operação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá no ano de 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.

Estudos realizados pela empresa indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.

GD

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!