Seis novos ônibus irão reforçar linhas dos mais de 30 bairros que integram a região Sul de Cuiabá

Por Da Redação em 31/03/2022 às 10:13:10

Os seis novos ônibus zero km entregues nesta semana pelo prefeito Emanuel Pinheiro irão reforçar as linhas dos bairros que compõe da região Sul de Cuiabá. De acordo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), foi verificada a necessidade de reforçar as linhas que atendem a região.

Cuiabá conta hoje com 150 novos veículos para o atendimento da população. Todos eles são zero km com wi-fi, espaço para Pessoa com Deficiência (PCD), elevador. Os coletivos são projetados para que a operação seja possível nas vias ou corredores exclusivos, contando com quatro portas, sendo duas no nível da rua ou avenida e duas no nível do corredor, além de elevador e rampa de acesso, tornando os veículos 100% acessíveis.

"Entregamos mais seis ônibus zero km todos com ar-condicionado, com espaço para PCD e elevador para cadeirantes. E somando os 144 entregues em agosto do ano passado, são 150 ônibus novos. Isso é conforto, qualidade e segurança à nossa população. Tudo isso só foi possível por causa da licitação do transporte público, eu peitei e fiz. Muitos ex-gestores não tiveram coragem. Hoje 70% da frota de Cuiabá tem ar-condicionado e diminuiu a idade média dos ônibus que até então, estava em 5 anos. Agora, foi para quatro anos e meio. É uma das poucas cidades do Brasil que tem 70% da frota com ar. E isso não é luxo, é necessidade. Até dezembro de 2024, eu vou honrar e 100% frota será climatizada, podem anotar e escrever o que eu estou dizendo", comentou o prefeito.

Por dia, circulam em Cuiabá 360 veículos que atendem a mais de 200 mil passageiros.

O secretário de Mobilidade, Juares Samaniego, destacou que as empresas estão cumprindo à risca as exigências descritas em contrato de concessão dos serviços. "Inicialmente, 50% da frota havia sido renovada. Agora, 52%, um feito inédito. Creio que seja uma das melhores frotas do país. Quero lembrar a população que estamos melhorando os abrigos, tornando padronizados e melhorando as estações de ônibus. Todas climatizadas. Já iniciamos a reforma inclusive, do terminal do CPA 3 , que será uma estação climatizada", comentou o secretário.

Bairros da região Sul de Cuiabá: Osmar Cabral – São João Del Rei – Jardim Fortaleza – Santa Laura – São Sebastião -Pascoal Ramos -Pedra 90 – Nova Esperança – Jardim Industriário -Jardim Passaredo -São Francisco -Lagoa Azul -Tijucal – Jardim dos Ipês – Altos do Coxipó – Jardim Presidente – Residencial Coxipó – São José – Parque Ohara – Jardim das Palmeiras -. Jordão – Coxipó -Vista Alegre – Jardim Gramado – Coophema – São Gonçalo Beira Rio- Parque Georgia – Nossa Senhora Aparecida- Jardim Comodoro – Cohab São Gonçalo – Jardim Mossoró – Parque Atalaia -Parque Cuiabá – Zona de Expansão Urbana do Manduri – Área de Expansão Urbana – Distrito Industrial Administrativo.

Licitação: A renovação é fruto do processo licitatório realizado pela gestão Emanuel Pinheiro, com o intuito de promover a modernização, gerando mais segurança e conforto aos mais de 200 mil usuários atendidos pelos mais de 350 veículos em funcionamento na Capital. A concorrência pública foi dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA.

Fonte: Da Assessoria

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3