Governador se reúne com deputados e anuncia proposta de redução de imposto sobre combustível, gás e energia elétrica

Por Da Redação em 28/09/2021 às 16:04:10

O governador Mauro Mendes (DEM) convocou deputados membros da sua base na Assembleia Legislativa (ALMT) para uma reunião em seu gabinete no PalĂĄcio PaiaguĂĄs, no inĂ­cio da tarde desta terça-feira (28). O objetivo era apresentar e fechar acordo para a proposta de redução da alĂ­quota do ICMS incidente sobre os combustĂ­veis, gĂĄs de cozinha e energia elétrica. O projeto deve ser votado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em urgĂȘncia urgentĂ­ssima, nesta quarta-feira (29).

A medida deve ser anunciada em breve por Mauro, e visa amenizar as crĂ­ticas qe recaem sobre o governo do estado por conta do alto preço pago pelos consumidores nos itens considerados essenciais. Apesar de garantir que a culpa pelo crescimento vetiginoso nos itens não é do estado, Mauro buscou amenizar a situação que tem trazido desgaste não só a ele, mas a todos os os demais governadores.

É que o governo federal, por meio do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tem buscado se livrar da responsabilidade, afirmando que o problema estĂĄ no imposto estadual. Nos Ășltimos meses, Mauro bate na tecla de que o elevado preço é resultado de uma polĂ­tica da Petrobras em que a petroleira passa a fazer reajustes com base nas oscilações do barril de petróleo no mercado internacional.

Segundo o Governo, o ICMS sobre combustĂ­veis é o mesmo hĂĄ dez anos em Mato Grosso. Conforme a AgĂȘncia Nacional do Petróleo, GĂĄs Natural e BiocombustĂ­veis (ANP), o percentual estabelecido do tributo no gĂĄs de cozinha (GLP) é o mĂ­nimo permitido pelo Conselho Nacional de PolĂ­tica FazendĂĄria (CONFAZ), e um dos mais baixos do PaĂ­s.

Com relação ao gĂĄs de cozinha, o Governo argumentou que a alta se dĂĄ em função da margem de lucro praticada pelas empresas, que saltou de R$ 31,47 para R$ 38,37 desde fevereiro de 2021.

Fonte: Olhar Direto

Comunicar erro
banner 2

ComentĂĄrios

banner 3