frente

Deputado pede extinção do uso obrigatório da máscara em MT

Por D Lima em 16/10/2021 às 15:18:51

O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) defendeu a extinção do uso obrigatório da máscara de segurança contra o novo coronavírus em Mato Grosso. O uso do acessório é determinado por uma lei estadual editada pelo governador Mauro Mendes (DEM) e entrou em vigência no auge da pandemia, no ano passado.

No fim da sessão plenária da última quarta-feira (13), o parlamentar disse ter participado de um evento em Nova Mutum (240 km de Cuiabá), onde o prefeito da cidade, Leandro Felix (PSL), autorizou que os convidados ficassem sem a proteção.

Mesmo sem Estado atingir a meta necessária de vacinação, o deputado apostou na tese de que já é o momento de abrir mão da máscara para dar "liberdade às pessoas".

"Eu participei da inauguração do Parque Tecnológico em um lugar aberto, arejado, onde o apresentador do cerimonial disse que o prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, tinha dado a liberdade para o seu povo utilizar ou não a máscara. Nós já estamos nessa hora, não só em Nova Mutum, mas no Estado de Mato Grosso e em todo o país. As pessoas precisam sentir o sabor da liberdade", disparou.

No começo de outubro, o chefe do Executivo editou novo decreto revogando várias medidas de enfrentamento contra a covid. O único item que continuou em vigor foi uso obrigatório da máscara, inclusive para pessoas que já estejam imunizadas.

A medida segue sendo defendida por vários especialistas e infectologistas por ser uma das principais formas de evitar o contágio da doença, mesmo em lugares amplos. Apesar da orientação, Cattani afirmou que a Câmara Municipal do município aprovou um projeto permitindo que a máscara não fosse utilizada em ambientes abertos.

Ele ainda defendeu que a mesmo critério deve ser adotado em todo o Estado." Quero parabenizar toda a Câmara de Vereadores de Nova Mutum que tem feito um trabalho excepcional pelo povo e por terem aprovado um projeto que dá liberdade as pessoas de quererem ou não usar a máscara em ambientes abertos", finalizou.

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3