Deputada diz que Mendes e ministra estão próximos de consenso sobre estadualizar Parque de Chapada

Por Dayane Senna em 08/11/2023 às 16:10:01

Adeputada federal Gisela Simona (União Brasil) anunciou que há progresso em direção a um acordo entre o Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente para viabilizar a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Segundo Simona, a ministra Marina Silva (Rede) e o governador Mauro Mendes (União Brasil) concordaram em manter a gestão do parque sob responsabilidade federal em colaboração com o Executivo Estadual.

"Na verdade, eu participei de uma reunião em que estava o governador Mauro Mendes e a nossa ministra Marina. E ali nós caminhamos praticamente para um acordo, que eu vejo que é o melhor, que a gente manteria, na verdade, essa administração do governo federal, mas ao mesmo tempo com a parceria do governo do estado para investimento", explica a deputada.

Em outra frente de atuação, senadores de Mato Grosso trabalham para obter a aprovação da estadualização do parque no Congresso Nacional. A iniciativa foi liderada pela senadora Margareth Buzetti (PSD). No entanto, o projeto enfrentou um recurso de senadores da base aliada do Governo Federal após ser aprovado na Comissão de Meio Ambiente do Senado.

De acordo com Simona, esse recurso é um passo natural que levará o Projeto de Lei ao plenário para a decisão final sobre a continuidade da tramitação do projeto.

"O que eu acho que é importante e muito claro deixar nesse caso é de que quem abriu a possibilidade de exploração do parque não é o governo do estado, quem abriu essa possibilidade de exploração foi o próprio ICMBio, que na verdade lançou um edital para poder aí ter essa questão do desenvolvimento do turismo, do ecoturismo na região de Chapada dos Guimarães", concluiu a deputada.

O Governo do Estado está empenhado em evitar que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães seja concedido a uma entidade privada. De acordo com o edital, o investimento mínimo previsto para os 30 anos de concessão é de R$ 18 milhões. O governador Mauro Mendes assegurou que possui capacidade para investir R$ 200 milhões ao longo de quatro anos.

Fonte: Da redação

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3