Após quase 4 anos afastado, Novelli é eleito presidente do TCE

Por Da Redação em 03/11/2021 às 14:28:11

O conselheiro José Carlos Novelli foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por unanimidade para o biênio 2022-2023. Ele terá como vice-presidente o conselheiro Valter Albano, e Guilherme Maluf como corregedor-geral, ambos eleitos também por unanimidade.

A candidatura única de Novelli já havia sido acordada entre os pares, após o atual presidente, Guilherme Maluf, ter recuado da sua intenção de disputar a reeleição para o cargo. Novelli conseguiu retornar ao cargo em fevereiro deste ano após 3 anos afastado das funções por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) após delação do ex-governador Silval Barbosa.

Durante as negociações, Maluf tinha apoio externo dos demais poderes para buscar a reeleição, já que a sua gestão foi considerada harmoniosa e de resgate da credibilidade da Corte de Contas. Porém, Novelli manifestou o desejo de chegar ao comando do TCE após o período turbulento, com 5 conselheiros afastados.

Atualmente o TCE é composto por 7 conselheiros titulares, fato que não ocorria desde 2011, quando o ex-conselheiro Humberto Bosaipo foi afastado de suas funções. A composição completa ocorreu no mês passado, após o retorno dos conselheiros Waldir Teis e Sérgio Ricardo.

Antes, Novelli, Antônio Joaquim, Valter Albano já haviam reassumido o cargo, recompondo a Corte de Contas, que ficou mais de um ano apenas com os conselheiros Maluf e Campos Neto.

José Carlos Novelli foi escolhido conselheiro do TCE em 2001 sob indicação do então governador Dante de Oliveira (falecido). Esta será a 3ª vez que Novelli será presidente do TCE de Mato Grosso. Antes havia presidido a Corte de Contas em duas ocasiões: nos biênios 2006-2007 e 2012-2013. Novelli assumirá a partir de janeiro de 2022.

Fonte: GD

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3