Leia na integra pedido de desculpas do Juca do Guaraná Filho

Por Da Redação em 09/11/2021 às 18:09:27

Veja o discurso de Juca do GuaranĂĄ:

"Antes de tudo, eu quero começar a minha fala pedindo desculpas a vereadora Michele. Não só a ela, mas a todas as mulheres dessa casa e a todas as cuiabanas, pelo que eu disse na ultima sessão. Não estou aqui para me explicar ou me justificar, apenas para reiterar meu pedido de desculpa, que logo após o ocorrido de quinta-feira, fiz diante de toda a imprensa.

Durante todo final de semana estive refletindo o quanto que o machismo estrutural faz parte da nossa sociedade e por muitas vezes não percebemos.

Eu não tenho como sentir o que uma mulher sofre, mas consigo ter um fragmento desse sentimento porque, como negro e periférico, vindo de uma famĂ­lia pobre, sofri muito racismo, até mesmo dentro deste plenĂĄrio. Entendo como é ser diminuĂ­do, destratado, inferiorizado apenas pela cor da pele. Entendo como é participar de uma discussão e ser obrigado a escutar palavras racistas que me feriam, mas que eu não tinha forças ou argumentos para rebater e debater. Hoje eu entendo.

Mas também vejo que a força, o empoderamento que o movimento feminista, assim com os movimento LGBTQIA+ e o movimento negro estão trazendo, é algo que não tem mais volta, e eu sou prova disso.

Então, vereadora Michele, vereadora Edna Sampaio e vereadora Maria Avalone, parlamentares que exercem um exlente trabalho de legislar, peço-lhes mais uma vez desculpas. Como pai, filho, irmão, amigo. Temos nossas divergĂȘncias polĂ­ticas, mas isso não justifica qualquer ação e palavra machista da minha parte, ou da parte de qualquer pessoa dentro ou fora daqui.

Neste momento quero reforçar com todas as mulheres deste parlamento e da minha cidade: me esforçarei dia e noite para evoluir cada vez mais, me colocando no lugar do outro e da outra e participando ativamente dessa luta que é minha, sua e de toda a sociedade.

Para mim, isso tudo estĂĄ sendo uma grande lição e, eu espero, do fundo do meu coração, que possamos aprender, crescer e a melhorar, juntos."

Comunicar erro
banner 2

ComentĂĄrios

banner 3