Maluf recua e Novelli será presidente do TCE pela terceira vez

Por Da Redação em 22/09/2021 às 14:48:37

Os cinco conselheiros titulares do Tribunal de Contas do Estado (TCE) definiram, em reunião nesta terça-feira (21), que José Carlos Novelli encabeçará a chapa única a comandar a Corte no biênio 2022/2023.

Esta será a terceira vez que Novelli comandará o TCE-MT. Ele já foi presidente nos biênios 2006/2007 e 2012/2013.

A reunião teve participação presencial do atual presidente, Guilherme Maluf, do conselheiro Valter Albano, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, conselheiro Novelli e, de forma virtual, conselheiro Antônio Joaquim.

"Por unanimidade e de forma harmônica, decidimos que nosso próximo presidente será o conselheiro José Carlos Novelli. Tenho certeza que, com toda sua experiência e sensibilidade conduzirá de forma brilhante este Tribunal, fortalecendo esta instituição que a sociedade tanto precisa", disse Maluf.Novelli, por sua vez, agradeceu a confiança dos colegas e citou o trabalho realizado por Maluf.

"Estou disposto a prestar mais uma vez este serviço ao Tribunal. Agradeço a todos os meus colegas conselheiros que confiaram em mim. Que Deus me abençoe abundantemente e me dê sabedoria para que eu possa fazer o trabalho que o Tribunal merece e que a sociedade espera de todos nós", afirmou.

Articulação

Ainda não foi batido o martelo sobre quem ocupará os outros cargos da Mesa Diretora, como vice-presidente e corregedor-geral. Isso ocorrerá apenas em outubro, já que a eleição ocorre na primeira semana de novembro.

Inicialmente, Maluf pleiteava a recondução do cargo, por sentir que a sua condução à frente da Corte foi prejudicada pela pandemia do coronavírus.

Ocorre que, conforme um "acordo de cavalheiros" do colegiado, seria necessário respeitar a ordem do rodízio que define a sucessão. Em tese, a vez de assumir a presidência seria do conselheiro Valter Albano, mas ele abriu mão em favor de Novelli.

Novelli então iniciou uma verdadeira "romaria" em busca de apoio de Maluf.

O MidiaNews apurou que um dos argumentos utilizados foi da importância de ter decanos no comando da Corte para a continuidade da mudança de imagem do Tribunal junto a sociedade.

Ele ainda alegou que havia apenas mais seis anos até se aposentar do Tribunal. Maluf, por sua vez, pode ficar ainda mais 20 anos na cadeira de conselheiro.

Afastamento e retorno

Novelli, Albano e os conselheiros Antônio Joaquim, Sérgio Ricardo e Waldir Teis foram afastados em 2017 durante a Operação Malebolge, 12ª fase da Operação Ararath, da Polícia Federal. Eles são acusados de receber propina do ex-governador Silval Barbosa.

Novelli, Albano e Antônio conseguiram, junto a Justiça, retomar os cargos.

Fonte: Mídia News

Comunicar erro
banner 2

Comentários

banner 3